segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Leitura...

Eu adoro ler. Demais. O tempo todo. E nem posso dizer que tenho preferência por um ou outro estilo. Gosto de Filosofia, Astronomia, Física Quântica, Linguística, Psicologia, Espiritismo, Ficção, Romance, Suspense... enfim...
Certa vez, conversando com alguém que, admirado com meu gosto por livros, me perguntou qual o livro eu diria que toda pessoa deveria ler, eu não soube o que responder. Acho difícil determinar um livro assim... apesar do meu interesse vasto, e talvez justamente por causa dessa vastidão, é difícil indicar um livro só.
Entretanto, por um dos 4 livros que estou lendo no momento, eu pensei bem e achei que sim, eu tenho uma ótima indicação para fazer. Talvez porque este livro apesar de ser de autoria de um cientista, ele vai muito além da ciência.

Eu falo do livro "Como vejo o Mundo", cujo autor é Albert Einstein.
Um dos trechos que me chamaram bastante atenção eu reproduzo aqui:

“Recuso-me a crer na liberdade e neste conceito filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes
constrangido por pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas. Ainda jovem,
fiquei impressionado pela máxima de Schopenhauer: 'O homem pode, é certo, fazer o que quer,
mas não pode querer o que quer'; e hoje, diante do espetáculo aterrador das injustiças humanas, esta moral me tranquiliza e me educa. Aprendo a tolerar aquilo que me faz sofrer. Suporto então melhor meu sentimento de responsabilidade. Ele já não me esmaga e deixo de me levar, a mim ou aos outros, a sério demais. Vejo então o mundo com bom humor.”

Para quem se interessar, boa leitura!

Nenhum comentário: